A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Espírito Santo (OAB-ES) está monitorando o retorno do atendimento presencial do Poder Judiciário. A presidente em exercício, Anabela Galvão, e o diretor-geral adjunto da Ordem, Rodrigo Carlos de Souza se reuniram com o diretor do Fórum de Vitória, Marcelo Menezes Loureiro nesta terça-feira (29/09) para entendimentos e aperfeiçoamento para o atendimento da advocacia e jurisdicionados nesta 3ª fase de reabertura do Poder Judiciário.
A nova etapa de retomada das atividades começou nesta segunda-feira (28/09). “O diretor do Fórum, dr. Marcelo, está muito sensível aos pleitos da nossa classe. De ontem para hoje houve uma melhora considerável de entrada dos advogados no Fórum. Foram cinco meses de paralisação de atividade forense. Saímos ajustados que nós, OAB e o Poder Judiciário vamos manter o monitoramento para que não haja prejuízo nem para advocacia e nem para os jurisdicionados”, afirmou a presidente em exercício, Anabela Galvão.
“Eu e a nossa presidente em exercício, Dra. Anabela Galvão, estivemos no Fórum de Vitória nesta tarde, ouvimos as advogadas e os advogados lá presentes e percebemos que de ontem para hoje a situação melhorou muito, assim como percebemos também o sentimento de compreensão dos colegas, com relação aos transtornos suportados sobretudo ontem, pela categoria. Após ouvirmos os colegas ali presentes, fomos recebidos pelo juiz diretor do Fórum de Vitória, Dr. Marcelo Loureiro, que se mostrou sensível às queixas registradas principalmente ontem, e se compromissou a monitorar, junto com a OAB, a situação do atendimento aos profissionais da advocacia e aos jurisdicionados nos próximos dias a fim de verificar a viabilidade e necessidade de ajustes na rotina, visando evitar prejuízos para todos”, comentou o diretor geral adjunto, Rodrigo Carlos de Souza.
Medida
A OAB-ES solicitou, na tarde de segunda-feira (28/09), ao Tribunal de Justiça do Estado (TJ-ES) a suspensão dos prazos processuais, imediatamente, em todo o Espírito Santo, para em seguida ser revisto o plano de ação para retomada dos prazos. A medida da Ordem é resultado das excessivas aglomerações em frente aos fóruns. Dentro do plano de ação sugerido pela OAB-ES está a averiguação da possibilidade de atendimento em horário integral nas unidades judiciárias, assim que os prazos voltarem a fluir, até que a situação seja normalizada. Além disso, solicita entendimentos para debater com TJ-ES o retorno das atividades à normalidade.
Durante todo o dia, a OAB-ES também acompanhou, na Grande Vitória e no interior, o início da 3ª fase de reabertura do Poder Judiciário no Estado estabelecido pelo Ato Normativo 88 de 2020.